quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


Lapiseiras
As lapiseiras são uma alternativa ao uso do lápis.
Dizer que lapiseiras são melhores do que lápis ou vice-versa é na verdade mera questão de gosto pessoal.
É certo, contudo, que algumas vezes usar um ou outro pode trazer alguma vantagem. Na maioria das vezes podemos usar tanto o lápis quanto a lapiseira para o mesmo propósito.
As lapiseiras são vendidas para minas de diversos diâmetros. Existem lapiseiras para grafite: 0.3mm, 0.5mm, 0.7mm, 0.9mm, 2mm, 3mm e 5.6mm.
As lapiseiras a partir de 2mm são também conhecidas como porta-minas, pois as minas são as mesmas oferecidas através de lápis. Um lápis comum tem uma mina de 2mm de diâmetro.
Quanto a dureza das minas, a maioria dos fabricantes produzem nas graduações: 2H, H, HB, 2B, 3B e 4B, isso para as medidas de 0.3mm a 0.9mm.
Obviamente, as porta-minas podem ser preenchidas com as mesmas graduações de um lápis, que vai de 9H até 9B.

Vantagens do uso da lapiseira
Sempre que precisamos fazer linhas precisas ou que não engrossem no decorrer da passagem da mina sobre o papel, será melhor usar as lapiseiras de 0.3mm a 0.9mm.
Essas lapiseiras podem ser usadas para o desenho de prédios, casas, objetos, cabelos, pelos ou qualquer outra coisa que possua linhas precisas. 
As minas de diâmetro 0.3mm são úteis apenas para o desenho de linhas de contorno ou detalhes bem pequenos.
As minas de diâmetro 0.5mm são as mais utilizadas. Podem ser uzadas para trabalhos de linhas de contorno ou hachurado, porém não são boas para produzir manchas, a não ser que a pessoa tenha muita habilidade.
As minas de diãmetro 0.7mm são as melhores para a escrita por serem mais resistentes e macias que a 0.5mm, embora a maioria das pessoas insistam em usar esta segunda. Para o desenho permitem o trabalho de manchar, sendo muito mais eficiente que a 0.5mm para esse propósito.
Minas de diâmetro 0.9mm conseguem produzir manchas mais rapidamente, porém devido o seu diâmetro, o trabalho fica mais grosseiro do que as minas de diâmetro 0.7mm.
Já as porta-minas são perfeitas alternativas ao uso do lápis. A vantagem da lapiseira porta-minas 2mm é que o seu tamanho permanecerá sempre o mesmo, ao contrário do lápis que vai encurtando a medida em que é apontado.
Algumas pessoas gostam de trabalhar com a ponta mais longa, o que é possível realizar com a lapiseira também, bastando para isso deixar mais grafite exposto.
Porta-minas de 2mm de diâmetro podem ser utilizadas para as graduações de 9H até 2B.
Para as graduações que vão de 3B até 9B é necessário o uso de uma lapiseira de 3mm de diâmetro.
Existem também porta-minas para minas grossas de 5.6mm. Essas lapiseiras são ideias para trabalhos em grande formato.
Tudo o que é possível realizar com um lápis, pode ser feito com um conjunto de lapiseiras. A grande vantagem do lápis sobre a lapiseira é a sua versatilidade pois um lapis poderá subistituir diversas lapiseiras para diferentes efeitos, bastando para isso alterar a forma em que é apontado. Por outro lado, pessoas que tem dificuldade para apontar os lápis, pode encontrar na lapiseira, uma ferramenta mais amigável.
A melhor maneira de saber o que funcionará melhor para você é a experiência pessoal, então aproveite.

Um comentário: