terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicas para usar a borracha maleável
A borracha maleável, também conhecida como limpa-tipos, é um ótimo complemento para o seu kit básico de desenho em diversas técnicas, como lápis de grafite, lápis de cor, sanguínea, pastel e mesmo para auxiliar nas correções dos desenhos preliminares que serão artifinalizados com outras técnicas como nanquim.
Essa borracha é vendida em formato quadrado, encoberta por um plástico que retiramos ao usar.
É bom guardá-la dentro de um pequeno frasco, como um pote de plástico de kinder ovo por exemplo, para que não se contamine com pedaços de sujeira, pois éla é muito aderente.
Essa borracha tem um efeito diferente da borracha normal quando a utilizamos para apagar um desenho. Ela apaga mais suavemente as marcas do grafite, permitindo que ainda enxerguemos os riscos feitos. Isso é muito importante em vários casos, como por exemplo:
- Para fazer o esboço preliminar de uma aquarela ou pintura com lápis de cor, nos casos em que não seja desejável que as marcas do lápis fique aparente;
- Para suavisar as linhas de contorno de um desenho realístico com lápis de grafite;
- Para criar um efeito de brilho em um ponto específico de um desenho.
Essas são algumas utilidades para essa borracha, no entanto, ela tem um pode de apagar maior quando pressionada mais forte.
Você pode utilizar a borracha punçando sobre o papel ou raspando, vai depender do efeito que deseja produzir ao apagar.
As vezes, quando se deseja apagar uma pequena área ou criar um pequeno brilho, vale a pena arrancar um pedaço pequeno da borracha para trabalhar a área. Quando terminar, basta juntar esse pedaço ao bolo maior que ela se mesclará facilmente.
Procure comprar as borrachas mais macias, pois são melhores para trabalhar. Algumas boas marcas são Faber-Castell, Cretacolor e Koh-I-Noor.

2 comentários: